As novas unidades serão montadas nas cidades de Pitanga, no Centro Sul do Estado, Cascavel, no Oeste, União da Vitória, Sudeste paranaense, Capanema, no Sudoeste, Pinhais e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e Jaguariaíva, nos Campos Gerais.
Esses municípios têm o prazo de 150 dias para comprovar que estão aptos a receberem os campi. Segundo a assessoria de imprensa do IFPR, as cidades devem informar as contrapartidas necessárias, como a transmissão da posse de um terreno de, no mínimo, 60 mil metros quadrados. Caso algum município não apresente os requisitos determinados, perderá o direito de receber o câmpus, que passará para outro local.
Cada uma das unidades receberá do Ministério da Educação (MEC) uma estrutura mínima para o funcionamento, com 60 professores, 45 servidores técnico-administrativos e recursos para a implantação de cargos e funções
O Instituto Federal do Paraná possui atualmente 14 campi no Estado. A assessoria do IFPR informou que, além da expansão do Instituto, a verba proveniente do programa para a ampliação da Rede Federal de Educação Profissional também será destinada para a manutenção dos atuais campi.