Irregularidades no sistema de Saúde

03/04/2011 12:06

O Globo Repórter do dia 01/04 mostrou também o site do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde que traz informações dos estados, cidades, seus postos, hospitais, nomes de médicos, onde trabalham e por quantas horas. É uma importante ferramenta de informação e controle que o Ministério da Saúde oferece à população.

Números intrigantes chamam a atenção. Tem médicos trabalhando mais do que 24 horas por dia. De quem seria o erro? Do cadastro ou dos médicos?

Mostrou a doutora Maria Cristina e perguntada quantas das 241 horas que constam no cadastro ela realmente trabalha. A médica não respondeu. Disse apenas que cumpre todas as agendas, ou seja, atende todos os pacientes com hora marcada. Ela disse também que não sabia que, por lei, os médicos podem ter apenas dois empregos públicos. Dias depois da nossa conversa, a doutora pediu demissão de dois dos quatro empregos públicos que tinha.

Mas as irregularidades não param. No cadastro, não só a ginecologista, outros médicos também aparecem com especialidades que não têm. Nesse caso, a responsabilidade é dos hospitais: uma artimanha usada para que o SUS pague pelos procedimentos.

Por telefone, o diretor de um hospital em Piracicaba confirmou: se um pediatra anestesia uma criança para dar pontos em um ferimento, por exemplo, o SUS só paga se no cadastro ele for registrado como anestesista. Assim, especialidades irreais vão se acumulando.

“É inadmissível que se falseie um procedimento ou uma capacitação de um médico para justificar contas bancárias e justificar ações administrativas”, aponta Cid Carvalhaes, da Federação Nacional dos Médicos.

“Todo mundo tem que vigiar. O próprio profissional, porque às vezes ele está sendo enganado. O gestor mais próximo geralmente que é o município, e o ministério toma conta do país como um todo. Há responsabilidade em todos os níveis”, afirma o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

 O blog visitou o site constatou que médicos que não atendem mais em Jaguariaíva, (salvo engano) ainda constam que trabalham no Hospital Carolina Lupion,
 

 
 

Veja alguns exemplos, clique em cima da imagem para ampliar:

 


 

 

 Link direto Hospital Carolina Lupion de Jaguariaíva:
https://cnes.datasus.gov.br/Mod_Profissional.asp?VCo_Unidade=4112002687038

Link direto das entidades  de Jaguariaíva:
https://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp?VEstado=41&VCodMunicipio=411200&NomeEstado=PARANA

Link do site: https://cnes.datasus.gov.br/Lista_Tot_Es_Estado.asp

Do blog:  https://fiquepordentrojaguariaiva.blogspot.com