Mais um Lixão a céu aberto em Jaguariaíva

28/03/2011 21:13

 

Serra do Butiá, ou Serra Velha como é conhecida uns dos pontos turísticos de Jaguariaíva, do alto da serra  se tem uma visão previlegiada do Sertão de Cima (área rural de Jaguariaíva) Veja fotos:



É uma pena que esse ponto de visão panorâmica e de preservação ecolológica está virando "Lixão a céu aberto em Jaguariaíva"

No começo da Serra 50 metros depois da placa curva á direita (foto) que a Prefeitura colocou dias atrás, há restos de materiais de construção, roupas, sapatos, embalagem de óleo, vasilhame de medicamentos para animais e o mais grave embalagem de um Herbicida de contato não seletivo, (fotos abaixo) com o nome de Gramoxone 200 que segundo a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) da empresa fabricante do produto pode causar sérios riscos á Saúde e ao meio ambiente, como:

Perigos mais importantes:

Risco a saúde. Risco ao ambiente.

Efeitos adversos à saúde humana:

Pode ser fatal se ingerido.
Muito tóxico se inalado.

Perigoso em contato com a pele.

Irritante para sistema respiratório e olhos.
Classificação Toxicológica I – Extremamente Tóxico.
Produtos perigosos da decomposição:
A combustão ou a decomposição térmica pode gerar vapores tóxicos e irritantes.

Efeitos ambientais:

Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente.
Este produto é ALTAMENTE TÓXICO para organismos aquáticos.
Classificação do Potencial de Periculosidade II – Muito Perigoso ao Meio Ambiente.

Restos de produtos:

A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

Embalagem usada:

No prazo de até um ano da data da compra é obrigatória à devolução da embalagem vazia, com tampa, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto não tenha sido utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 06 meses após o término do prazo de validade. O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia. Fica proibido o enterro das embalagens. A destinação final das embalagens vazias, após a devolução pelos usuários somente poderá ser realizada pela SYNGENTA Proteção de Cultivos Ltda., ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes. É proibida ao usuário a reutilização e a reciclagem desta embalagem vazia ou o fracionamento e reembalagem deste produto. A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

Veja a ficha completa do produto: https://www.servicos.syngenta.com.br/website/FISPQ/Gramoxone%20200.doc

A Secretaria do meio Ambiente de Jaguariaíva, tem que tomar as devídas providências é impossível que ninguém da Prefeitura viu esse lixo jogado lá, Sugiro que seja colocado uma placa de "Proibido jogar Lixo" no local, visto que placas não é o problema em Jaguariaíva, certo?Estamos aguardando!