Família de Castro Paraná pede na Justiça ajuda do governo para pagar tratamento

21/08/2011 15:32

 

 


Uma família de Castro, na região Central do Paraná, recorreu ao Ministério Público e ingressou com uma ação na Justiça para que o governo estadual arque com as despesas do tratamento de Gustavo, uma criança de quatro anos.  Ele possui Mucopolissacaridose, também conhecida como Síndrome de Hunter. O tratamento custa R$ 56 mil por mês.
A Síndrome de Hunter prejudica o desenvolvimento, afeta o cérebro e causa rigidez nas articulações. Não há cura. A única possibilidade é controlar a doença. A mãe, Ariana Mileski, explica que são necessárias duas infusões semanais. Cada uma custa R$ 7 mil. “ Eu não tenho condições”, lamenta.
A fisioterapeuta, Roberta Dallarni, alerta que a ausência do medicamento pode levar a criança a óbito. Segundo, Dallarni, a fisioterapia é um recurso para que a doença não evolua.
Casos como o de Ariane é comum no Ministério Público de Ponta Grossa, a 42 quilômetros de Castro. São ações solicitando ao governo estadual medicamentos gratuitos, que não são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (Sus).
“A saúde é dever do poder público. Dever do estado. (...) Essa atenção tem que ser de natureza integral e total e tem que atender todas as necessidades que a pessoa ou usuário do Sistema Único de Saúde venha a ter”, afirmou o promotor de Justiça Fuad Faraj.
Mas julgar um pedido leva tempo. Muitos pacientes enfrentam a morosidade da Justiça. O Gustavo está na fila faz quatro meses.

Na tentativa de forçar o governo a inserir o medicamento na lista do Sus, a família iniciou umabaixo assinado pela internet para coletar dois milhões de assinaturas. “A gente vê ele precisando, mas não tem condições de bancar o medicamento. A gente fica preso, atado, esperando uma resposta do governo” desabafou a mãe.

Do: G1 PR